Get Adobe Flash player

Serviços

Clichês basicamente são matrizes (carimbos) para a impressão dos mais diversos produtos pelo sistema de flexografia. São confeccionados nas mais diversas espessuras e a Clicheria Fama pode produzir em todas elas, dependendo do tipo de aplicação e máquina a serem utilizados

O clichê de fotopolímero é essencialmente formado por 4 camadas distintas: o poliéster base; o fotopolímero; a camada anti-aderente; e o poliéster de proteção.

O fotopolímero, como o próprio nome diz, é o material sensível à luz (fotossensível), responsável pela formação das áreas de grafismo e contra-grafismo. Durante a exposição aos raios UV, ocorre a polimerização dos monômeros do fotopolímero (endurecendo o material do clichê), deixando essas áreas resistentes a áção química durante o processo de revelação. As áreas não expostas são removidas durante esse processo.

A camada anti-aderente (slipfilm) é colocada sobre o fotopolímero para prevenir a sua aderência ao poliéster de proteção e/ou fotolito. Caso essa camada seja removida acidentalemente quando da retirada do poliéster de proteção, a chapa deve ser inutilizada.

Finalmente, o poliéster de proteção é a última camada do clichê, tendo a função de proteger o fotopolímero contra riscos, sujidades ou quaisquer outros danos que possam ocorrer durante o transporte da placa. Essa camada é retirada apenas no momento da exposição da chapa. Pode-se encontrar facilmente o poliéster de proteção, pois ao contrário do poliéster base (brilhante), aquele é fosco e solta-se com facilidade.